Analise do texto de Silvio da Costa Pereira
Atividade: 4.3
Eloir, Nivair
e Vilani
Os relatos das experiências de Silvio
da Costa são a realidade dos contextos das escolas.
As tecnologias de informação e comunicação mudaram
o ensino-aprendizagem, alterando a forma de ensinar, faz-se necessário a
presença dos meios tecnológicos em nosso cotidiano escolar.
As utilizações destes meios,
inserida de forma crítica e criativa, podem enriquecer as atividades propostas
em salas de aula. São significativas as aproximações que a mídia traz ao
encontro com a educação, são códigos e formatos que adquire uma nova dimensão
aproximada da sensibilidade dos alunos, sem alterar a proposta inicial, fica
claro que utilizando os meios de comunicação e mídias na educação, sejam quais
forem, estaremos trabalhando e desenvolvendo a criatividade e o interesse dos
alunos, aumentando assim, o aprendizado. As aulas utilizando as mídias são
enriquecedoras e o professor tem uma
aprendizagem significativa.
O autor cita que a introdução
das tecnologias mudou os processos sociais. Essas mudanças trazem desafios para
a Educação. Por isso a mídia deve ser utilizada na escola refletindo sobre o
modo como usá-la. Deve se dar em duas dimensões como ferramenta pedagógica e
como objeto de estudo.
O autor cita pesquisa
relaizada sobre o uso da midia na educação e a relação “mídia” e “computador”.
Filmes e vídeos são os mais utilizados nas escolas. Mas existem outras
experiências como: fotos, produção de vídeos, estórias criadas após apresentação
de filmes, e revistas.
Uma tecnologia tamabém
utilizada são as salas de informática, professor tem que encarar a tarefa
sozinho. A falta de capacitação dos docentes também torna-se uma barreira para
a utilização dessa tecnolgia. O material utilizado está relacionado ao tema
trabalhado em sala de aula.
Na conclusão o autor cita que
nas escolas existem: computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas
acesso à internet e até filmadoras. Mas não parece estar havendo formação
suficiente ou adequada dos professores que promova ou estimule usos críticos e
criativos. Muitos dos atuais professores nasceram em um mundo sem muitas mídias
disponíveis hoje. Apesar de enxergar que as crianças são consumidoras de um
vasto leque de mídias, a maioria dos professores ainda não tem se dado conta de
que poderia ser mediadores desses usos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário